segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ninjas Brasileiros


Bom, gente, eu vou deixar para terminar a matéria dos uniformes na próxima semana. Durante esse período de tempo, vou pensar numa matéria muito boa de anime, enquanto isso, vou colocar hoje no blog uma matéria que vi num jornal agora pouco, e resolvi coloca-la no meu blog, por se tratar de uma matéria que tem a ver com japão, então creio que seja interessante. vamos a matéria.



No cinema, os ninjas aparecem sempre como figuras misteriosas, cobertos de panos pretos, desaparecendo em meio a fumaça, desferindo golpes e truques contra os oponente e,geralmente trabalhando para os vilões. Mas este esteriótipo está longe da realidade do "ninjutsu", prática milenar japonesa que tem conquistado adébitos no Brasil. A técnica que chegou a dez anos por aqui foi criada duarante a guerra civil do Japão, que durou até o século 16, po camponeses que precisavam se proteger dos invasores, isso talvez esplique o mistério que envolve os ninjas: eles precisavam desenvolver as técnicas em segredo para pegarem os inimigos de surpresa quando fossem atacados. As roupas pretas eram usadas porque os guerreiros agiam durante a noite e precisavam se esconder.
Mas o que essa arte tão antiga tem a ver com os dias de hoje? "O ninjutsu prega a não violencia e a harmonia entre o físico, o mental e o espiritual. E mostra como associar esse equilíbrio com seriedade e concentração para superar qualquer problema, seja num combate por meio de movimentos rápidos, seja em qualquer outro dilema da vida, através de determinação e autoconfiaça", esplica André Renovato, professor de ninjutso, que pode ser visto treinando aspirantes a nijas nas praças do Rio de Janeiro.
O carioca de 32 anos largou a profissão de fisioterapeuta, e a 16 anos se dedica integralmente a essa arte marcial. não sabemos exatamente quantos praticantes existem no país, mas só no Rio são mais de 300", contabiliza. Ele explica que na maioria das vezes, as aulas são dadas dentro das academias, mas que nos fims de semana, os praticantes tomam os parques para se conectar com a natureza. "Diferente de outras artes marciais, o ninjutso não tem competições e não há m grau máximo. Em 6 anos, a pessoa pode chegar a faixa preta, mas isso não é o fim. Por que o objetivo é trabalhar a autodefesa e a superação", reata o mestre.
E quanto as outras artes marciais focam golpes mais em socos, chutes ou defesa, o ninjutso utiliza o corpo todo em socos, chutes, torções, defesa e projeção. "O bacana é que não precisa usar a força e sim a técnica, e por isso, as mulheres se saem muito bem", explica a designer Amanda Newlands, de 23 nos, praticante da modalidade há 7 anos. Ela lembra que estava a procura de uma atividade física e se apaixonou pelo ninjutso depois de fazer uma aula por indicação de amigos. Hoje ela trina diariamente em uma academia e nos fims de semana vai as aulas em áreas abertas. "Nos parques e praças treinamos a parte de armas, porque precisa de bastante espaço", explica.
Amanda diz que nunca precisou usar as técnicas na rua para se proteger, mas que se sente segura. "Nós aprendemos justamente a evitar os conflitos. mas se precisar, as técnicas tendem a encerrar a situação rapidamente."
Os ninjas do mundo real também usam espadas, bastões e estrelas, mas ao contrário das das versões cinematográficas, pregam a não violencia. "A imagem hollywoodiana do ninja não passa de uma estratégia para vender filmes de ação e violencia. A forma como o cinema retrata o ninja é comparável a forma que a indústria cinematográfica retrata a figura do policial em filmes como "Máquina Mortifera" ou "Bad Boys", de forma completamente deturpada e fira da realidade. O ninja não tem nada de assassino ou ladrão. É alguém que pratica uma filosofia em busca do bem estar de si mesmo e do próximo, define Renovato. Para quem se animou em se tornar um ninja, ele dá a dica:"O importante é a perseverança e a concentração. Os nnjas atacavam em silencio, esperando a hora certa de agir."



Fonte: Folha Universal




Espero que tenham gostado da matéria, na próxima semana coloco uma matéria de anime aqui no blog e também estou pensando numa matéria de alguma banda de J Music. Até lá então! "Goku de Tres Pontas, E a Aventura se Digitransforma"

1 comentários:

77894 disse...

eu faço ninjutsu tb e sofro muito com issu
kkkkkkk

Postar um comentário

Nós aceitamos sugestõe,críticas e elogios sobre algum relação com o post ou blog.

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates